quinta-feira, 24 de junho de 2010

Nada que interessa se pode guardar.



Quando re-ouvi Oswaldo Montenegro,em uma de suas muitas belas canções entoar que nada que interessa se pode guardar, dei pause no DVD e viajei...quanta sensibilidade...pensei no amor, que graça teria o amor não compartilhado? Que seria do afeto não declarado?Consegues imaginar um sorriso guardado?Não! E u também não.
Da mesma forma que Oswaldo canta neste trecho, os orientais falam que tudo o que te podem roubar é ilusão, aquilo que ninguém pode te roubar é o teu único e verdadeiro tesouro. O seu conhecimento adquirido em sua jornada neste planeta é teu, pode e deve ser compartilhado, jamais roubado. O amor que carregas dentro de ti, também aumenta ao ser compartilhado, e também não pode ser roubado.
Há um velho ditado popular que diz que somos ricos pelo que damos e que só somos pobres pelo que negamos.
Gurdieff dizia” tudo que acumulei se perdeu,e tudo o que dei é meu.Tudo o que eu dei ainda está comigo, e tudo o que eu guardei se perdeu.
O que quero dizer com tudo isso? Percebo que muitas pessoas ainda estão indo na contramão da vida, estão cada vez mais perdidas,sem rumo,querem acumular...bens,riquezas, há os que acumulam paranóias também!
Muitos confundiram o ser com o ter e guardam ou escondem de si mesmo suas emoções e verdadeiras intenções, já não sabem quem são,o que são,onde querem chegar, e o porque desse chegar lá. O importante é ter, quanto mais melhor(não tenho nada contra o ter,apenas acredito que ele pode vir de mãos dadas com o ser).
Neste momento o amor passou a ser utopia,somente os loucos e os poetas tem tempo de cuidar do seu amor,do “amar bonito” como diria o Artur da Távola, e falando no amor,estamos desaprendendo a amar, e estamos cada vez mais tristes e deprimidos, estamos nos isolando cada vez mais por não saber compartilhar o amor ou o amar.
Aqui em Blumenau, a pouco mais de dois anos um médico de postinho de saúde, sugeriu aos seus pacientes que em vez de antidepressivos(fluoxetina), eles passeassem mais de mãos dadas e fizessem mais amor...resultado, foi transferido para outro posto bem afastado, o assunto virou manchete Nacional!
Enfim, é um assunto polemico; voltando ao assunto inicial, resgatei das prateleiras de minha alma, um momento especial em minha vida, e por ter sido interessante e ter marcado profundamente minha vida, compartilho com vocês:
- eu devia ter uns 12 anos, quando passava minhas férias escolares com minha mãe e meu irmãos no interior de uma cidade de Minas Gerais de nome Virginopólis. Estávamos na carroceria da pickup de meu tio Nelson, que tinha o hábito(generoso) de oferecer carona as pessoas mais humildes. Ele parou num posto de gasolina, onde também ficavam algumas pessoas aguardando carona ou ônibus, neste dia um senhor caboblo, de pele curtida pelo sol aceitou a gentileza de meu Tio, este senhor tinha um saco enorme de sementes, que pesava no mínimo uns 50kg. Começamos a viagem,e, num determinado momento o Sr. disse ao meu Tio que ia ficar ali, naquele trecho, então meu Tio e o Sr. Saltaram do carro e o Sr. Perguntou ao Tio Nelson quanto era, meu Tio respondeu:
- um Deus lhe pague. O Sr. Pegou o saco, colocou nas costas e disse:
-Seu Nelson, Deus lhe pague, e seguiu sua caminhada...
Do alto da carroceria de madeira eu assistia a tudo e muito emocionado, guardei e compartilho com vocês. Você meu amigo que quer compartilhar algo com alguém, não perca tempo, diga a um amigo o quanto ele é importante pra você, diga a seu pai que o ama,fale a uma amiga a importância da amizade dela,enfim,fale, revele,abra seu coração e o único momento que podemos fazer ou falar alguma coisa é aqui e agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário