terça-feira, 13 de julho de 2010

HO’OPONOPONO – Ihaleakala Hew Len,PhD


HO’OPONOPONO – Ihaleakala Hew Len,PhD

Em poucas palavras, ho’oponopono significa reparar ou corrigir um erro. Segundo antigos havaianos, o erro nasce de pensamentos contaminados por memórias dolorosas do passado.
Ho’oponopono oferece uma possibilidade de liberar a energia desses pensamentos dolorosos, ou erros, que podem causar desequilíbrio e doença.
O método Ho’oponopono foi “aperfeiçoado” por Ihaleakala Hew Len, um Psicólogo Havaiano, que ganhou destaque Internacional após curar criminosos com transtornos mentais em um hospital havaiano, só um detalhe: ele nunca atendeu pessoalmente um único paciente.
O “método” vale não só para profissionais, mas também para todos aqueles que querem deixar a realidade da vida diária, a realidade do planeta melhor. O principio se assemelha a Teoria do “emaranhamento quântico” que diz que a dor de qualquer semelhante é também nossa dor. O que difere é que neste caso o Terapeuta ou qualquer um de nós assume 100% a responsabilidade de ter criado a situação problema, ele precisa estar disposto a enxergar que a origem do(s) problema(s) são os pensamentos incorretos que existem dentro dele e não dentro do cliente/amigo.
O processo atualizado de ho’oponopono possibilita que o terapeuta trabalhe diretamente com o manancial que é capaz, de transmutar pensamentos incorretos em amor. Neste caso o terapeuta/conhecido pede mentalmente ao amor que corrija os pensamentos incorretos dentro dele que estão materializando os problemas primeiro pare ele depois para o cliente/conhecido:
-“eu me arrependo de ter alimentado os pensamentos incorretos que causaram o problema para mim e para o cliente; por favor, me perdoe”.
Quando o terapeuta se renova, o mesmo acontece com o cliente e com todas as pessoas envolvidas no problema.

Há algumas constatações para os que acreditam e praticam o ho’oponopono:
1- O Universo físico é uma manifestação dos meus pensamentos.
2- Se os meus pensamentos são destrutivos, eles criam uma realidade física destrutiva.
3- Se os meus pensamentos são perfeitos, eles criam uma realidade física repleta de amor.
4- Sou 100% responsável por criar o meu universo físico do jeito como ele é.
5- Sou 100% responsável por corrigir os pensamentos destrutivos que criam uma realidade enferma.
6- Não há o lá fora. Tudo existe como pensamento em minha mente.

Os problemas são apenas memórias do passado que se repetem e aparecem para nos conceder mais uma chance de enxergar com os olhos do amor e agir a partir da inspiração.
Quando permito que as memórias assumam o controle, renuncio tanto a clareza mental quanto a minha harmonia com a divindade. Sem harmonia, não há inspiração. Sem inspiração não existe o propósito.

Hew Len gosta de dizer: “a paz começa comigo”, diz também que o processo do ho’oponopono possibilita que se libertem as memórias dentro do subconsciente, que dizem que os problemas estão lá fora e não do lado de dentro.

Quando perguntado como curava a si mesmo e aos clientes, o Dr. Hew Len respondeu: “eu apenas fico repetindo mentalmente sem parar ‘sinto muito’ e ‘eu te amo’. Continuou ele, amar a si mesmo é a melhor maneira de você se aprimorar. E a medida que se aprimora, você melhora o seu mundo.

Finalizando o Dr. Hew Len diz que temos duas maneiras de viver a vida: “ a partir da memória ou da inspiração. As memórias são antigos programas que voltam a ser executados; a inspiração é o Divino transmitindo-lhe uma mensagem. Ou se age, e se é pro ativo ou se reage ficando preso nas cadeias da emoção. A opção é de cada um. Boa sorte.

Obs: eu já pratico a algum tempo, confesso que o início não foi fácil, questionei minha sanidade algumas vezes,mas com persistência eu consegui, se eu o fiz você também consegue.
E com o tempo, e esse tempo é individual, pode-se chegar ou largar a necessidade de um controle de tudo, controle da vida, das coisas. Passa-se a ter uma harmonia que não se pode explicar, apenas sentir.

Fonte livro Limite Zero de Joe Vitale e Ihaleakala Hew Len,PhD.
Editora Rocco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário