sexta-feira, 16 de julho de 2010

O Melhor de Rubem Alves.


Rubem alves tem mais de 80 livros lançados, selecionei alguns momentos do Livro O melhor de Rubem Alves e aqui ofereço a vocês. É uma leitura indispensável, renovadora e transformadora. A você Rubem Alves o seu sincero agradecimento pelas mudanças em minha vida. Sou grato, Eu te amo!


Já disse que balançar é o melhor remédio para depressão. Quem balança vira criança de novo. Razão por que eu acho um crime que nas praças públicas só haja balancinhos para crianças pequenas. Há de haver balanços grandes para os grandes! Já imaginaram o pai e a mãe, o avô e a avó, balançando? Riram? Absurdo? Entendo. Vocês estão velhos. Têm medo do ridículo. Seu sonho fundamental está enterrado debaixo do cimento. Eu já sou avô e me rejuvenesço balançando até tocar a ponta na folha do caquizeiro onde meu balanço está amarrado.

A maneira mais fácil de abortar o pensamento é realizando desejo. Esse é o pecado de muitos pais e professores que ensinam as respostas antes que tivesse havido perguntas.

A obsessão com regras da gramática pode nos tornar insensíveis ao gosto das palavras.

A tarefa do professor é a mesma da cozinheira: antes de dar a faca e queijo ao aluno, provocar a fome...

Há muito tempo que me faço essa pergunta, se tenho esperança de que as coisas dêem certo. Encontro minha alegria em realizar a semeadura. O ato de semear, em si, é um ato de alegria. Isso me basta.

Convicções são entidades mais perigosas que os demônios.

O paraíso mora dentro de uma caixa de brinquedo.

Amar e brincar. Não leva a nada. Não é para levar a nada. Quem brinca já chegou.

A saudade é nossa alma dizendo para onde quer voltar.

Amamos as pessoas não pela beleza que existe nelas, mas pela beleza nossa que nelas aparece refletida.

Amizade é o encontro de duas solidões. duas solidões juntas fazem uma comunhão".

O milho da pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprio para comer; pelo poder do fogo podemos, repentinamente, nos transformar em outra coisa-voltar a ser criança.

Quem planta uma arvore diz não ao deserto.

Os homens buscam a segurança para fugir da morte. eles não sabem que a segurança é a morte em vida.

Só se deve falar quando a fala melhora o silêncio.

Quem não muda sua maneira adulta de sentir e não se torna criança, jamais será sábio.

Muitas pessoas levam seus cães a passear. Eu levo meus olhos a passear e como eles gostam.

Reacendeu em mim uma antiga convicção de que as escolas não gostam de crianças. Parece que as escolas são máquinas de moer carne: numa extremidade entram crianças com suas fantasias e seus brinquedos. Na outra saem rolos de carne moída, prontos para consumo, ‘formados’ em adultos produtivos.

É comum dizer-se que a função das escolas é preparar as crianças e os adolescentes para a vida.como se a vida fosse algo que irá acontecer em algum ponto do futuro, depois da formatura, depois de entrar no mercado de trabalho. Mas a vida não acontece no futuro. Ela só acontece no aqui e agora.mo objetivo da aprendizagem é viver, não é preparar para um futuro a ser vivido.

Para compreender bem a situação da educação no Brasil é preciso NÃO esquecer que muitas das nossas faculdades são privadas.

Eu me daria por feliz se as nossas escolas ensinassem uma única coisa: o prazer de ler!

As crianças sabem que as coisas podem ser SARTUO.

Quero ensinar as crianças. Elas ainda têm os olhos encantados.

Comparo a inteligência ao pênis. Ela é flácida, mas, se provocada, começa a sofrer transformações hidráulicas incríveis. É assim, precisamente, que funciona a inteligência. Lá está ela, flácida e ridícula. Pequena demais. Talvez inexistente. ‘Curto de inteligência, meio burrinho... ’, se diz. Não se nota que ela está assim porque ainda não houve um objeto de amor que a excitasse para ter uma ereção.

A experiência literária é um ritual antropofágico. Antropofagia não é gastronomia. É magia. Come-se o corpo de um morto para se apropriar de suas virtudes. Não é esse o objetivo da eucaristia, ritual antropofágico supremo? Come-se e bebe-se a carne e o sangue de cristo para se ficar semelhante a Ele. Eu mesmo sou o que sou pelos escritores que devorei... E se escrevo é na esperança de ser devorado por meus leitores.

Deus nos deus asas. Mas as religiões inventaram gaiolas.

Um Deus que tenha uma câmara de torturas chamada inferno não merece o meu respeito e muito menos meu amor.

Deus vê o mundo com os olhos de criança. Está sempre a procura de companheiros para brincar.

Sugiro que as pessoas religiosas, ao invés de prometerem sacrifícios e repetições de rezas a Deus – Deus não gosta de sacrifícios e quanto as rezas, sempre as mesmas, ele já as sabe de cor; não precisando nossas repetições- bem que poderiam prometer plantar árvores...Acho que Deus, jardineiro supremo, haveria de aprovar.

Em vez de terapia de vidas passadas, prefiro a terapia das vidas que nunca aconteceram. Todas as estórias que conto são vidas que nunca aconteceram. E como são poderosas.

Um amigo é uma pessoa com quem se tem prazer em compartilhar idéias de forma tranqüila e mansa. Não é preciso estar de acordo. O rosto de meu amigo não é igual ao meu rosto. E essa diferença me dá alegria. Se convivemos bem com nosso rosto diferentes, por que haveríamos de querer que nossas idéias fossem iguais?

A afirmação de 99% dos brasileiros acredita em Deus pode assim ser traduzida: 99% dos brasileiros acreditam ser possível manipular Deus, a fim de realizar os seus desejos. Cada religião é um livro de receitas sobre ‘como manipular Deus.

Sentido da vida? O sentido da vida é simplesmente viver. Viver por viver! As crianças sabem disso. Viver por viver é saber que a vida é curta, que o momento está cheio de possibilidade de beleza e amor, que ele nunca mais se repetirá, e que a única coisa que podemos fazer é agarrá-lo e bebê-lo como se fosse o último.

Não fiquem inquietos por aquilo que ainda não aconteceu e nem sabe se acontecerá. Tratem de cuidar dos males do amanhã, amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário