terça-feira, 13 de setembro de 2011

Emile Coué. Auto Sugestão consciente.


Émile Coué nasceu em nancy, França,era membro da tradicional nobreza britânica e foi um notável e instigante psicólogo e farmacêutico, que introduziu métodos de psicoterapia, cura e auto-tratamento, baseados em auto-sugestão ou auto-hipnose.



Minha influencia é tão somente aquela que cada um de vós me concede.

Em que consiste o perigo de uma coisa? Na ignorância em que nos achamos desse perigo.

Toda a idéia que se forma no espírito, boa ou má, não somente tende a realizar-se, como diz Bernheim, mas se torna ainda, para nós uma realidade, dentro do limite do possível. Em outros termos, se a idéia é viável, ela se realiza. Não podemos realizar o irrealizável.

A idéia de sono, produz sono, a idéia de insônia produz insônia. A idéia da crise de asma determina essa crise. A idéia da crise nervosa determina essa crise.

Coué acreditava que a pessoa sujeita as crises nervosas, e até mesmo ataques epiléticos só tiveram uma crise verdadeira, as demais são ocasionadas por ela própria.
Acreditava que a primeira crise é sempre determinada por um choque físico ou moral. Fala do cuidado de evitar usar a expressão contanto que...

A idéia da gagueira faz a pessoa gaguejar, assim como a idéia do medo determina o medo, etc.

É preciso notar que todo doente tem duas doenças: a doença real, e a doença psíquica.

Se toda a idéia que temos no inconsciente, se torna uma realidade no domínio da possibilidade e, estando doentes,trazemos no espírito a idéia de cura,esta se torna real no domínio da possibilidade, isto é, se ela é possível, realiza-se; se o não é, naturalmente, não se realizará.

Contrariamente ao que nos ensinam e, por conseguinte acreditamos, a vontade não é a primeira faculdade do homem, mas sim a imaginação. Quando há conflitos entre elas, a imaginação é sempre vencedora; e toda vez que nos encontrarmos nesse estado de espírito, infelizmente para nós, muito freqüente: ”quero fazer tal coisa, mas não a posso fazer”, não somente não fazemos o que queremos como também fazemos o contrário daquilo que queremos e quanto mais temos vontade, mas fazemos o contrário do que queremos.
São Paulo disse: o bem que eu queria fazer não o faço, mas faço o mal que eu não queria fazer.

Se o nosso inconsciente é que nos conduz e se aprendemos a dirigi-lo, por seu intermédio aprendemos a guiar a nós mesmos.

Evitar usar as expressões: difícil, impossível,não posso,está além de minhas forças,não posso me abster de...
Pensai sempre posso e nunca não posso. Use: EU POSSO.






Quando tiver de fazer alguma coisa pergunte-se: isto é possível ou não? Se a razão responder não, não tentai fazê-la, porque ia desgastar inutilmente. Se a razão responder sim, diga imediatamente que é fácil e assim o será.


Quando sentir alguma dor, colocai a mão sobre a região e diga em voz alta o suficiente para que ouças: isso passa...isso passa.

Procure usar a expressão é fácil, eu posso, eu consigo.

TODO O DIAS, SOB TODOS OS PONTOS DE VISTA, VOU CADA VEZ MELHOR. Repetir todos os dias da vida 20 vezes de manhã e 20 vezes a noite. Esta fórmula é suficiente em todos os casos, quaisquer que sejam. Como tudo na vida, pode ser necessário ter paciência e perseverança.

O inconsciente é muito consciencioso, faz o que mandam e só faz isso.

Muitos temem dar uma ordem geral temendo estar cometendo um engano, a ordem geral resolve tudo.

Em resumo, o inconsciente restabelece o que pode ser restabelecido, e, algumas vezes, quando certas lesões não são curáveis, determina uma compensação tal no organismo, que o doente, conservando suas lesões, vive como se as não tivesse.

4 comentários:

  1. Acredito que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. POr isso, auto-sugestionar-se, com frases que só levam ao bem-estar, acima referida, TODOS OS DIAS, SOB TODOS OS PONTOS DE VISTA, VOU CADA VEZ MELHOR, e considerar que podemos todas as coisas em Jesus que nos fortalece, como está escrito na Palavra de Deus, nos tornaremos pessoas positivas em todos os aspectos da vida e a negatividade não nos atrapalhará mais. E seremos, com certeza felizes e satisfeitos com nós mesmos. Gosto muito de lê a aBíblia. Mas nunca pratiquei a auto-sugestão. A partir de agora vou fazê-la diariamente, durante toda a minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há mais de um século, o Dr. Quimby descobriu uma simples e maravilhosa verdade psicológica. Disse que, se acreditamos em alguma coisa, ela se manifesta, estejamos ou não pensando conscientemente nela.

      Tudo aquilo em que acreditamos se torna imediatamente operante na mente subconsciente.

      Não há doenças incuraveis. Há pessoas incuráveis, que acreditam que não podem ser curadas. Assim como creem, assim acontecerá com elas (?).

      A cura pela fé ocorre sem compreensão científica das forças envolvidas. A cura espiritual é o funcionamento conjunto e harmonioso das mentes consciente e subconsciente, dirigidas para uma finalidade específica. Em todos os casos, é a mente subconsciente que cura (?), quaisquer que sejam a técnica ou o processo usado.

      Autor : Joseph Murphy

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Você pode determinar que algo aconteça, e assim acontecerá, tal como:"Minha casa está isenta de qualquer ônus, e a riqueza me chega em avalanches". Seja franco, fale com convicção e fique certo de que o subconsciente reagirá de acordo.

    Desenvolva o conceito correto de si mesmo

    O maior de todos os tiranos são as ideias falsas que lhe controlam a mente e o mantem em servidão.

    ... .

    Proponha-se a ganhar dinheiro para os outros, e também o ganhará para você e prosperará ... .

    Autor : Joseph Murphy

    ResponderExcluir